Quinta d’Aguieira, o berço de vinhos singulares

A Quinta d’Aguieira é o berço de «Vinhos Singulares Desenhados com Tempo», que refletem a sua localização, clima e terroir particulares. Descubra os segredos deste lugar rico em histórias, aromas e sabores singulares.

Um sonho de família que atravessou o tempo

A história da Quinta remonta ao século XVIII, mais concretamente a 1724, ano em que existia já uma casa fidalga, conhecida atualmente como Quinta d’Aguieira.

Foi apenas em 1997 que o sonho de criar uma gama de vinhos singulares começou. Luís Guedes e António Guedes apaixonaram-se por este local e pela sua história, mas também pela qualidade e longevidade dos vinhos aqui produzidos. Anos mais tarde, em 2020, o filho de António Guedes, também ele com o mesmo nome, deu continuidade a este sonho de família que atravessou o tempo.

Uma localização privilegiada

Na Quinta d’Aguieira respira-se uma atmosfera de influência marítima, com o Oceano Atlântico apenas a 25km de distância. O clima tipicamente atlântico, influenciado pela proximidade do mar, é transversal à região da Bairrada, resultando num clima temperado que oferece características diferenciadoras aos vinhos.

Durante a maturação, os dias quentes, mas com manhãs frescas e húmidas conferem uma acidez às uvas que contribui para a frescura dos vinhos que aqui nascem.

Um terroir singular

Além do clima e localização particulares, a singularidade dos vinhos Quinta d’Aguieira é o resultado de um trabalho meticuloso e respeito pelo terroir. O conhecimento do solo, único devido à localização a Norte da Região da Bairrada, fez-se com muita observação e dedicação.

Com origem no leito do rio, há milhares de anos atrás, o solo da Quinta d’Aguieira mostrou o que de melhor se poderia extrair, com as castas mais adaptadas. Estendendo-se por 21 hectares, a Quinta d’Aguieira distingue-se do resto da região pelo incrível mosaico de micro-terroirs que a compõem: os solos são depósitos aluviais de rio, distinguindo-se dos solos argilo-calcários, oriundos do fundo do mar, que estiveram na origem do nome da região (barro).

O respeito pelo terroir e pelo tempo, conferido a cada um dos nossos vinhos através do seu processo de envelhecimento, deu origem a vinhos com uma longevidade ímpar que refletem o berço onde nasceram, a Quinta d’Aguieira.

Partilhe a singularidade dos vinhos Quinta d’Aguieira!

Compartilhar