Vindimas 2021 na Quinta d’Aguieira

Bairrada 2021 – Uma vindima entre chuvas, num ano de bons brancos

Na Bairrada, as vindimas decorreram a bom ritmo, podendo registar, este ano, uma produção total de cerca de 20 milhões de litros. Espera-se uma elevada qualidade dos vinhos brancos. As vinhas de uvas tintas tiveram maiores desafios , devido às chuvas que se fizeram sentir durante a vindima, o que leva a uma diferença qualitativa entre cada parcela.

A vindima começou com algum atraso, e em alguns locais aguardou-se inclusivamente até ao início de outubro. Os vinhos de uvas colhidas antes das chuvas terão certamente um perfil distinto daqueles que resultam de uvas colhidas durante e após as chuvas. Das uvas colhidas antes das chuvas resultarão vinhos mais marcados em cor e concentração. Uma colheita durante e após as chuvas estará na origem de vinhos de cor mais aberta, mais leves e frescos. Relativamente às quantidades, nos vinhos brancos verifica-se um decréscimo de 5 a 10% em volume produzido na região face a 2020. Já a produção de vinhos tintos regista um volume próximo em relação ao ano anterior.

“Foi um ano chuvoso e fresco, o que causa sérias dificuldades na Bairrada. Por essa razão fizemos operações específicas durante o ano para ajudar a vinha, como desnetas e desfolhas. Conseguimos vindimar as parcelas qualitativas entre dois períodos de chuva, pelo que temos boas perspetivas para os vinhos, que com o tempo viremos a confirmar.”

Pedro Barbosa, Diretor de Viticultura

Compartilhar